Quando você pede algo para sua equipe como você age?

  1. Você simplesmente dá o comando e o prazo [você é o chefe, então façam].
  2. Você faz o pedido, apresenta o prazo e sugere como eles devem fazer.
  3. Você explica o contexto e objetivo do pedido, apresenta o que precisa ser feito, o que seria o prazo ideal, dá liberdade para negociarem prazo e a forma como o trabalho deve ser feito.

Você concorda que são 3 estilos de liderança bem diferentes, certo?

Agora talvez você não saiba que o primeiro, e também o segundo estilo deixam os colaboradores mentalmente mais cansados, estressados e com uma capacidade de execução bem mais baixa.

Talvez você tenha percebido que a produtividade da sua equipe baixou, e você não tem ideia do motivo. Esta pode ser a explicação.

Estudos (*) comprovaram que quando se pede às pessoas que façam algo que exija autocontrole, se elas sentem que é uma escolha, que fazem parte de algo maior e que elas realmente podem contribuir, a execução do que foi pedido é muito menos cansativa.

Isto acontece porque os “músculos” da força de vontade se cansam muito mais rápido quando não se tem autonomia e você só cumpre ordens.

Trabalhar por trabalhar, cumprir ordens porque alguém mandou, fazer sem entender o porque, são sentimentos que geram pensamentos altamente desmotivadores, e literalmente “sugadores” de energia mental.

Todos precisamos de muita energia mental e força de vontade disponível para lidar com todos os imprevistos e obstáculos que surgem no dia a dia, além das metas, planos e resultados que também precisamos entregar.

Você tem dado mais ordens do que explicado e envolvido o time nos projetos?

Sua equipe tem dado sinais de cansaço e até falta de “força de vontade” para produzir?

Eles podem estar mentalmente esgotados.

E o que você pode fazer para melhorar a produtividade da sua equipe?

  1. De imediato repense seu estilo de liderança, e busque aplicar mais o estilo descrito no item três do início deste artigo.
  2. Converse com a equipe, e procure entender o que pode contribuir para que eles produzam melhor (na maioria das vezes pequenas atitudes ou mudanças fazem toda a diferença).
  3. Desenvolva a mentalidade e a produtividade da sua equipe. Mentes fortes, produzem mais e muito melhor.
  4. Procure se desenvolver e fortalecer mental e emocionalmente.

O meu mentor costuma dizer que se precisamos de um personal para fazer exercício físico com mais qualidade e resultado, imagine para usar nossa mente em todo seu potencial, e além de produzir com mais qualidade, também conquistar mais leveza e qualidade de vida.

A produtividade da sua equipe pode melhorar muito se você desenvolver novos padrões mentais, e aplicá-los no seu estilo de liderança.

COMO EU POSSO TE AJUDAR?

👉🏻Faça o teste de Ansiedade e descubra em que nível você está, e o que você pode fazer: http://bit.ly/teste-nivel-ansiedade

👉🏻Baixe o Guia “5 atitudes para ser – Ansioso e + Produtivo” https://materiais.paulatalmelli.com.br/guia-5atitudes2

👉🏻Baixe o Áudiobook – 5 lições sobre como a rotina matinal pode reduzir ansiedade.
http://bit.ly/audiobook-paula

👉🏻Agende uma sessão de MIND DETOX, descubra o que rouba sua energia mental e receba um plano de ações focado na sua necessidade: https://paulatalmelli.com.br/mind-detox

Com gratidão e coragem, Paula.

(*) Fontes: O Poder do Hábito, Charles Duhigg. / M. Muraven, M. Gagné e H. Rosman, “Helpful Self-Control: Autonomy Support, Vitality and Depletion”, 2008.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.