CHATBOTS x EMAIL MKT – Qual a diferença?

Porque usar CHATBOT quando você já usa EMAIL MARKETING para se relacionar com seus clientes?

Primeiro – na minha opinião – o CHATBOT não é um substituto do EMAIL.

Se você já tem uma estratégia de email marketing para gerar leads e se relacionar com o seu público, você pode acrescentar o CHATBOT e dar um toque mais dinâmico a suas comunicações.

E se você ainda não sabe como gerar uma lista de contatos e se relacionar com ela, você tem uma ótima oportunidade de implementar o CHATBOT como sua estratégia principal.

 

E sobre as diferenças entre o CHATBOT e o EMAIL MARKETING?

Bom, eles tem várias similaridades, e também algumas diferenças.

 

CHATBOTs e EMAILs podem ser usados para:

  1. Captar contatos e gerar listas
  2. Segmentar os contatos
  3. Fazer campanhas e broacasts de nutrição e relacionamento
  4. Coletar informações e receber feedback
  5. Criar funis de relacionamento até a venda final

 

 

 

Mas o CHATBOT  tem 3 benefícios:

 

#1 Mensagens são mais populares do que emails.  Neste post eu mostro uma pesquisa em que os aplicativos de mensagem já são mais usados do que as redes sociais.

E você, abre mais os seus emails ou suas mensagens (whatsapp, FB messenger, telegram..)?!

 

#2 As pessoas lêem e respondem mensagens bem mais rápido e com mais frequência do que emails.

Na verdade, 90% das pessoas leem uma mensagem nos 3 primeiros minutos depois que ela chega.

 

#3 E por último o CHATBOT é interativo e automático.

Um BOT (como é intimamente chamado :-))) pode responder qualquer pessoa que entrar em contato com você 24/7 porque eles não dormem.

E eles são muito mais interativos e divertidos que os emails.

 

Mas o CHATBOT é 100% bom?

Não…na verdade nada é, não é mesmo?

Tudo tem prós e contras.

 

 

E o EMAIL MARKETING  tem 2 vantagens:

 

 

#1 Você NÃO pode importar ou exportar a lista de contatos de dentro de uma plataforma de CHATBOT, mas você pode fazer isto com o email.

Na verdade (BRAND NEWS!!!!) recentemente o Manychat adicionou a funcionalidade de exportar lista de contatos. E você também pode captar o email e o telefone das pessoas que entrarem no seu BOT.

Isto acontece porque o FACEBOOK se preocupa muito com a privacidade dos seus usuários, ou seja, você só pode entrar em contato com alguém dentro do Messenger do FB se esta pessoa aceitar conversar com você.

 

#2 Em uma plataforma de email marketing você pode enviar quantos emails quiser para seus contatos,  e quando você quiser.

No CHATBOT existem certas regras e limites quanto ao número de mensagens que você pode enviar e principalmente se forem promocionais.

Esta é uma política do FACEBOOK, mais uma vez para garantir a privacidade do usuário e o bom uso da plataforma. Você pode ver a política do FB para o Messenger aqui neste link.

 

Você pode usar o CHATBOT para complementar sua estratégia de EMAIL MARKETING.

E você pode usar o CHATBOT como sua principal estratégia para se relacionar com o mercado, gerar lista, criar campanhas, funis e até finalizar a venda.

 

Até mais!
Paula Talmelli

 

Deixe seu comentário aqui